Solenidade de Posse dos Vereadores, Vice-Prefeito e Prefeito Municipal

As 23h 45m horas do dia 31 de Dezembro de 2016, reuniram-se, previamente, no Auditório Vereador Raul Mulon, os representantes dos Poderes Legislativo e Executivo Municipal (2013-2016), autoridades, lideranças e comunidade para a Sessão Solene de Posse dos Vereadores, Prefeito  e Vice-Prefeito Municipal eleitos para a gestão 2017/2020, Eleição da Mesa Diretora e composição das Comissões Permanentes da Câmara Municipal para o biênio 2017/2018.

Os trabalhos tiveram início com a composição da Mesa de Honra, constituída pelos representantes dos Poderes Legislativo e Executivo (2013-2016), para a abertura da Sessão Solene de Posse e Transmissão de Cargos. Após a execução dos Hinos Nacional e do Município, fora desfeita a Mesa de Honra. Em consonância com o Regimento Interno e Lei Orgânica Municipal que trata das normas regimentais de posse e transmissão,  deu-se a instalação da legislatura dos diplomados, sob a presidência do Vereador Carlos Faustino dos Santos (PT) que convidou o Vereador eleito Milton Aparecido Andrade da Fonseca (PMDB) para secretariar os trabalhos e declarou aberta a Sessão Solene de Instalação da 16ª Legislatura, para posse aos novos integrantes do Poder Legislativo e do Poder Executivo, bem como a eleição da Mesa Diretora da Casa de Leis. Foram convocados para compor a mesa, os vereadores: Sônia Aparecida Senra (PSDB), Eris Luiz dos Santos (PSDB), Renato Zambon da Silva (PDT), Milton Monteiro (PSDB), Denilson Alves da Silva (PP), Celso Alves de Figueiredo (PT) e José Machado da Costa (PP). Com assento à Mesa do Plenário, foram todos convocados pelo Presidente Carlos Faustino dos Santos a, de pé, braço direito estendido, procederem o Juramento: “PROMETO CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL/  A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ / E A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO / OBSERVAR AS LEIS / DESEMPENHAR, COM LEALDADE, O MANDATO QUE ME FOI CONFERIDO / E TRABALHAR PELO PROGRESSO DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL / E PELO BEM ESTAR DE SEU POVO”. Realizado o juramento pelos vereadores eleitos que ratificaram o juramento por ordem de chamada nominal: ASSIM O PROMETO, o senhor Presidente declarou a todos empossados, oportunidade em que convocou a todos para as assinaturas no Termo de Posse que estava sobre a mesa.

O senhor presidente passou-se para a eleição da Mesa Diretora e constituição das Comissões Permanentes da Casa, informando que só houvera o registro de uma única Chapa para Mesa Diretora: Chapa Solidariedade, Respeito, Comprometimento e Trabalho, constituída Presidente: Milton Aparecido Andrade da Fonseca; Vice-Presidente: Sônia Aparecida Senra; 1º Secretário: Denilson Alves da Silva; 2º Secretário: Renato Zambom da Silva e Tesoureiro: Eris Luiz dos Santos e Comissões Permanentes da Casa: 1. COMISSÃO ESPECIAL DE FINANÇAS E ORÇAMENTO: PRESIDENTE: Eriz Luiz dos Santos (PSDB); RELATOR: Denilson Alves da Silva (PP) e MEMBRO:  Carlos Faustino dos Santos (PT) 2. COMISSÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E JUSTIÇA: PRESIDENTE: Milton Monteiro (PSDB); RELATOR: José Machado da Costa (PP) e MEMBRO: Renato Zambom da Silva (PDT); 3. COMISSÃO ESPECIAL DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS: PRESIDENTE: Eris Luiz dos Santos (PSDB) RELATOR: Sônia Aparecida Senra (PSDB) e MEMBRO: Carlos Faustino dos Santos (PT) e 4. COMISSÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA, SAÚDE PÚBLICA E ASSISTÊNCIA SOCIAL: PRESIDENTE: Denilson Alves da Silva (PP); RELATOR: Milton Monteiro (PSDB) e MEMBRO: Renato Zambon da Silva, tendo sido eleitos, por aclamação un, proposta pelo Presidente Carlos Faustino dos Santos.

O Presidente Carlos Faustino dos Santos passou a Presidência para o Presidente Eleito, Vereador Milton Aparecido Andrade da Fonseca. O Presidente eleito agradeceu a Deus, a confiança de todos os companheiros, de sua família e da comunidade que nele confiara. Enfatizou que estará, durante todo o seu mandato, nos dois próximos anos, empenhado em desenvolver um trabalho de respeito para com todos os pares, independentemente de Sigla Partidária, uma vez que não há partidos no trabalho legislativo, mas um grupo empenhando em construir um Município mais justo e igualitário para todos que nele vivem. Disse que com o apoio dos companheiros, neste último ano do mandato que findara, devolvera R$ 143.388,43 (Cento e quarenta e três mil, trezentos e oitenta e oito reais e quarenta e três centavos), aos cofres do Município, numa demonstração de responsabilidade e comprometimento com a administração pública, sem com isso deixar de propiciar as condições financeiras necessárias para que todos os companheiros de Casa pudessem por em prática suas tarefas legislativas.  Enfatizou, ainda, que estaria conduzindo as ações legislativas para o fortalecimento do Poder, dos companheiros vereadores e, por extensão, para uma relação harmônica e responsável com o Poder Executivo. Para tanto, disse contar com o apoio de todos os vereadores, para que as propostas de trabalho pudessem ser exequíveis. Desejou a todos um Ano de 2017 repleto de realização

O senhor Presidente, vereador Milton Aparecido Andrade da Fonseca, convidou a vereadora Sônia Aparecida Senra e o Vereador Eris Luiz dos Santos para ladearem e conduzirem os senhores Ademir Mulon – Prefeito Eleito, e Marco César Sugigan – Vice-prefeito eleito até à Mesa para prestarem juramento e serem empossados nos cargos, respectivamente. Tendo sido conduzidos à Mesa, o senhor Presidente convidou-os para, de pé e braço direito estendido repetirem o juramento: “PROMETO  DEFENDER E CUMPIR A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL; A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ E A LEI ORGÂNICA MUNICIPAL. OBSERVAR AS LEIS; PROMOVER O BEM GERAL DA MUNICÍPIO  DE CRUZEIRO DO SUL E DESEMPENHAR, COM LEALDADE E PATRIOTISMO  AS FUNÇÕES DO MEU CARGO”. Após cumprimento do ritual de posse, o senhor Presidente declarou empossados nos respectivos cargos os Senhores Ademir Mulon -  Prefeito Municipal e Marco César Sugigan _ Vice Prefeito Municipal.

O senhor Ademir Mulon, Prefeito empossado, fez uso da palavra. Primeiramente, agradeceu a Deus pela sua eleição e a confiança nele depositada, através do empenho dos vereadores eleitos e os não eleitos; da sua família; dos líderes municipais, dos funcionários públicos e da população de um modo geral. Fez um breve histórico de todos os prefeitos que administraram o Município e a importância de cada um deles para a construção que  hoje se percebia. Enfatizou não estaria medindo esforços, como sempre fizera para promover uma Cruzeiro do Sul voltada para o atendimento dos anseios da sua população, em especial os que mais precisam das políticas públicas.  Enfatizou, ainda, que sendo este seu quarto mandato, tinha a certeza das prioridades do Município e estaria buscando, incansavelmente, juntamente com a Equipe de Trabalho, os meios para executar um bom trabalho. Salientou que havia muito para ser feito e por isso, contava com a colaboração de todos, em especial dos vereadores, para que o Plano de Governo que apresentara durante a campanha, fosse executado a contento.  Conclamou a todos para um trabalho harmônico e construtivo. Que se discutissem ideias voltadas para o engrandecimento de todos, principalmente aqueles que mais dependem do Poder Público, evitando-se a discussões vazias e desprovidas de propósitos enriquecedores. Salientou que o país passava por uma crise sem precedente e que a mesma afetava o Município sobremaneira. Comparou que em seu primeiro mandato a Folha de Pagamento consumia 38% da Receita e que hoje beirava o percentual máximo permitido pela legislação. Por isso tinha consciência de que o mandato que se iniciava dependeria de decisões amargas para que o saneamento do Município pudesse se adequar à nova realidade financeira. Concluiu desejando êxito e prosperidade a  todos no Ano Novo que se iniciava.

O senhor Presidente declarou encerrada a Sessão Solene de Posse da 16ª Legislatura da Administração do Município de Cruzeiro do Sul e convidou a todos para se dirigirem ao Paço Municipal Prefeito Jorge Duarte Cantele para a Assinatura do Termo de Posse e Transmissão de Cargo do Poder Executivo e para um coquetel a ser servido no local. No Gabinete do Prefeito, foram apostas as assinaturas e efetivação da Posse do Prefeito, Ademir Mulon e Vice-Prefeito, Marcos César Sugigan. A solenidade de Transmissão de Cargos foi agraciada com as falas de um bom trabalho dos senhores Ademir Mulon, Prefeito Municipal; Marcos César Sugigan, Vice-Prefeito Municipal; do Presidente da Câmara, Vereador Milton Aparecido Andrade da Fonseca e do Primeiro Secretário, Vereador Denilson Alves da Silva. Após o coquetel, a Festa de Posse e Transmissão dos novos representantes dos Poderes Legislativo e Executivo do Município de Cruzeiro do Sul, teve continuidade na Praça Central Antonio Morais de Barros, com a participação de mais de 2 mil pessoas que se divertiam ao som especificamente oferecido para essa finalidade. 


'