ENCONTRO RELATO DE EXPERIÊNCIAS
PALESTRA EDUCAÇÃO E VIDA

A Diretora Municipal de Educação Silvelaine Lopes e as professoras Lucília Rodrigues Umbelino, Márcia Cristina Juliane Correa e Esbelta Ferreira Pinto estiveram no CESUMAR (Centro Universitário de Maringá) no dia 21/09/2009 para participarem do Encontro Relato de experiências e Palestra Educação e Vida com o Professor Carvalho.

O evento ficou sob a Coordenação do Professor Ricardo Augusto Pastoreli do Programa Educacional O Diário na Escola. A apresentação foi um dos trabalhos desenvolvidos nas escolas da região e a Escola Municipal Professor Flávio Sarrão estava representada pelas professoras: Esbelta, Lucília e Márcia das 4ªs séries.

Trabalhos escolhidos pela equipe do Programa O Diário na Escola. A Professora Esbelta Ferreira Pinto apresentou o trabalho que realizou com a 4ª série \"A\" nas disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências com o objetivo de despertar a opinião crítica e argumentativa dos educandos em relação ao consumo do fumo em locais públicos, levando em consideração a nova lei de proibição em vigor. A metodologia utilizada foi o trabalho em equipe com leitura e discussão do assunto proposto e como resultado a produção textual ( artigos e cartazes).

As professoras Lucília Rodrigues Umbelino e Márcia Cristina Juliane Correa apresentaram os trabalhos realizados nas 4ªs séries \"B\" e \"C\" na disciplina de Língua Portuguesa e Ciências com objetivo de conscientizar os alunos sobre os prejuízos para o meio ambiente decorrente do consumo em prevenção à gripe A, H1N1, despertando a opinião crítica sobre o tema e consciência dos hábitos de higiene e uma boa alimentação. A metodologia utlizada foi a leitura no individual de reportagem sobre a gripe no jornal, pesquisas em outras fontes como a internet. Teve como resultado final produção de textos e histórias em quadrinhos com exposição no mural da escola para divulgação e consicentização dos outros alunos.