Cruzeiro do Sul sedia 33º Encontro Estadual de Sericicultores

Mais de 1.200 visitantes, entre participantes diretos e indiretos de 65 municípios paranaenses estiveram em Cruzeiro do Sul no dia 21 de julho de 2016, para o 33º Encontro Estadual de Sericicultores. A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, ressaltou o sucesso esperado do evento, que confirma a força da cultura do bicho da seda no município e no estado, mas principalmente a força do agronegócio que só tende a crescer nos próximos anos.

O encontro realizado no Ginásio de Esportes Manoel Fernandes Martins e reuniu os segmentos envolvidos na cadeia da produção da seda, autoridades estadual, regional além dos sericicultores acompanhados de seus familiares, empresas ligadas à cultura do bicho da seda, chefes de núcleos regionais e entidades representativas.

Entre as autoridades presentes no evento, estavam o secretário da SEAB - Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento - Norberto Ortigara; Representante dos Sericicultores do município anfitrião, o produtor Umberto Mendes; o Diretor Geral da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento – SEAB - Otamir César Martins; o Diretor Presidente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER - Rubens Ernesto Niederheitmann; o Chefe do Núcleo Regional da SEAB, Gabriel Back; o Gerente Regional da EMATER, Antonio de Souza; o Supervisor Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR, Carlos Costa Junior; o Presidente da Câmara Técnica da Seda no Paraná, Oswaldo da Silva Pádua; o Diretor de Agricultura e Meio-Ambiente de Cruzeiro do Sul, Fernando Canônico Rovida; o Presidente do Sindicato Patronal, representando a FAEP/SENAR-PR, Aldo Hashimoto; o Representante da FETAEP, Augusto Gomes; o Diretor Presidente da Fiação de Seda BRATAC, Shigueru Taniguti Junior; o Diretor da Administração anfitriã, Wilson César Pazim; o Deputado Estadual, Tiago Amaral e prefeitos da região.

Em seu pronunciamento, o Diretor Municipal de Administração, Wilson César Pazim, popularmente conhecido como “Fio”,que na ocasião representava o Executivo Municipal, desejou boas vindas a todos e salientou sobre a importância da pesquisa para melhorar a produção, enfatizando a força que a atividade tem em manter a geração de renda e emprego no campo. “Nosso município, estritamente agrícola, ocupa uma posição privilegiada no setor da avicultura de postura, entretanto também vem se destacando na sericicultura com 52 barracões onde trabalham 36 famílias, proporcionando a elas maior geração de renda e, por conseguinte, melhor qualidade de vida.

O Secretário da Agricultura do Paraná Norberto Ortigara, falou da importância da agricultura nacional, responsável pela estabilidade econômica brasileira. Destacou sobre a cadeia produtiva de seda no Paraná, informando que apesar de ainda haver muito espaço para se expandir, tem conquistado o mercado internacional. Disse que o Paraná reúne 1.800 criadores de bicho da seda, responsáveis por produzir valores que vão de R$ 35 milhões a R$ 38 milhões por ano. Os resultados, avaliou o eminente secretário, demonstram a qualidade do produto paranaense.

O evento ainda contou com uma feira de exposição com as novidades tecnológicas da cultura de amoreira, da criação de bicho e da produção da seda. O Município propiciou a disponibilidade da equipe completa do Departamento de Saúde, em plantão permanente para prestação de prestando assistência médica a todos os participantes.

Após as homenagens, o Secretário de Estado da Agricultura, Norberto Anacleto Ortigara, acompanhado do Chefe do Núcleo Regional da Seab, Gabriel Back recebeu a equipe do curso de Agronomia da Unicesumar, que apresentou um projeto que está sendo desenvolvido, que busca a melhoria da cadeia produtiva que abrange a sericicultura, tanto no quesito técnico, pesquisa e extensão. Estão à frente desse projeto a Professora Jussara Ricardo, docente da Unicesumar, os Consultores Juniores da UNIAGRO, que são alunos de Agronomia Dione André Primo, Gabriela Sartorelli e Alan Carlos Martelócio.

A Câmara Técnica do Complexo da Seda finalizou o evento com um painel demonstrativo onde foram discutidos os avanços tecnológicos, as novidades na cultura da seda, as perspectivas de mercado e os avanços de pesquisas no setor. No final aconteceu o sorteio de diversos prêmios aos agricultores presentes ao evento.

Fonte: "Jornal O Regional"