PRODUTORES CRUZEIRENSES PARTICIPAM

DO 29º ENCONTRO ESTADUAL DE SERICICULTURA


No dia 14 de Julho de 2011, 30 produtores de Cruzeiro do Sul participaram do 29º Encontro Estadual de Sericicultura realizado na cidade de Astorga. Os produtores foram acompanhados pelo Diretor de Agricultura de Cruzeiro do Sul, Dernival Cazati e também pelo Chefe do Escritório da EMATER, Edson Waldemar Libanori.

O evento reuniu mais de 2000 agricultores que se dedicam à criação do bicho-da-seda, e teve como principal objetivo, discutir pontos importantes da cadeia produtiva da seda com vistas à melhoria da produção em todo Estado.

A sericicultura é uma atividade que contribui para a rentabilidade da agricultura familiar desde 1969, diversificando as pequenas e médias propriedades rurais, em que o Estado do Paraná participou com 92,34% da produção nacional, produzindo na safra 2009/10, 4.099.00 quilos de casulos verdes através 3.947 criadores. É uma atividade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta contribuindo para a permanência do homem no campo.

Na programação do evento foram realizadas palestras: "Alçando Vôo Para Viver Melhor", tema motivacional ministrada por Jussara Ribeiro, extensionista do Instituto Emater e “Impacto de Agrotóxicos na Agricultura” com apresentação do doutor Saint-Clair Honorato Santos, do Centro de Apoio Operacional de Justiça de Proteção Ao Meio Ambiente, ambos de Curitiba.