Em 20 de Setembro de 2010 foi realizada a solenidade de abertura
do IV Seminário de Educação Inclusiva: Direito
à Diversidade. O evento contou com a presença do Prefeito
Ailton Buso, Saul Bogoni - Chefe do Núcleo Regional de Educação
de Paravaí, Silvelaine Lopes - Diretora Municipal de Educação,
dentre outras autoridades.
O seminário será realizado de 20 a 24 de Setembro
de 2010 e conta com a presença de Diretores de Educação,
Professores e Servidores Municipais de 56 municípios de toda
a região (participantes no final da página).
ORGANIZAÇÃO DO CURSO
a) O curso acontecerá em uma única ação
presencial, com carga horária de 40 horas.
b) O curso deverá contemplar 02 vagas para cursistas de cada
município da área de abrangência, podendo ser ampliado
caso tenha recurso disponível do Programa ou recurso próprio.
c) O curso deverá contemplar 20 vagas para cursistas do município-polo,
podendo ser ampliado conforme definição local.
d) O curso será destinado aos gestores das secretarias municipais
de educação e das escolas do município-polo e municípios
de abrangência.
e) A certificação aos cursistas será emitida pela
Secretaria de Educação do município-polo.
f) O curso deverá ser ministrado por profissionais que apresentem
currículo comprovado na área da educação
especial, na perspectiva da educação inclusiva.
g) O curso deverá abordar as temáticas a partir da concepção
do Programa.
II – EIXOS TEMÁTICOS DO CURSO
O Curso deverá contemplar os seguintes eixos temáticos:
• A Política Nacional de Educação Especial
na Perspectiva da Educação Inclusiva, o Decreto 6.571/2008
e as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado
– AEE, na Educação Básica.
• A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com
Deficiência (ONU, 2006), ratificada pelo Decreto nº186, de
09 de julho de 2008.
• Políticas Públicas – gestão da educação
especial na perspectiva da educação inclusiva.
• A Formação Continuada de Professores na Educação
Especial.
• Salas de Recursos Multifuncionais: oferta do atendimento educacional
especializado – AEE
• A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva
– construção do projeto pedagógico e promoção
da acessibilidade.
• Acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência
na escola das pessoas com deficiência.