VIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

O município de Cruzeiro do Sul realizou o VIII Seminário de Educação Inclusiva: direito à diversidade no período de 26 a 30 de novembro de 2012. A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação – SECADI/MEC desenvolve este programa, em parceria com os municípios pólos que atuam na formação dos gestores/as e educadores/as para a construção de sistemas educacionais inclusivos em todo o país.

Considerando que a inclusão escolar diz respeito à organização de ambientes educacionais acolhedores para todos/as estudantes, a partir deste ano, o Programa abarcará a formação de gestores/as e educadores/as para a articulação entre o desenvolvimento profissional, a gestão participativa, as práticas de ensino e de aprendizagem e as políticas intersetoriais, contemplando as seguintes áreas: educação para as relações étnico-raciais; educação ambiental; educação em direitos humanos e cidadania e educação especial na perspectiva inclusiva.


Silvelaine Lopes – Diretora Municipal de Educação falou sobre a implantação do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, promovido pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SECADI/MEC que aconteceu em 2003 no início do Governo Luís Inácio Lula da Silva e a sua continuidade no governo Dilma Rousseff. O caminho percorrido pelo Programa, representa um marco na implementação de políticas públicas, visando assegurar o pleno acesso, participação e aprendizagem a todos/as os/as estudantes. A partir da adesão, os municípios pólos assumem o compromisso de promover a disseminação dos referenciais políticos, pedagógicos e legais que fundamentam a concepção e as práticas pedagógicas e de gestão, voltados ao desenvolvimento inclusivo da escola. As Secretarias Municipais de Educação dos municípios pólos, integrantes deste Programa, que atuam como multiplicadores, por meio da realização dos Seminários Regionais de Formação de Gestores/as e Educadores/as, envolvendo os municípios de abrangência.

Em Cruzeiro do Sul são convidados 67 (sessenta e sete) municípios. O Seminário contemplou os seguintes eixos temáticos: . Matemática, Alfabetização e Letramento nas Salas de Recursos Multifuncionais; Educação Ambiental: Importância, Objetivos e Legislação; Saúde e Educação Ambiental; Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; Diversidade: educação para as relações Étnico-raciais; O Lúdico no processo de aprendizagem e Inclusão; Educação Tecnológica na Educação Infantil, Ensino Fundamental e ensino Médio.

O Prefeito Municipal Ailton Buso de Araújo falou sobre a importância do Seminário e da participação dos professores em eventos que promovem formação continuada com temas direcionados a questões de diversidade.

A representante do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí Professora Gisele Adriano, parabenizou o município pela realização do VIII Seminário de Educação Inclusiva que envolve temas que vem para auxiliar os/as professores/as em seu trabalho pedagógico, trabalho este que vem de encontro com as políticas públicas da Secretaria de Estado de Educação Especial do Paraná.