CRUZEIRO DO SUL REALIZA A

VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


No dia 20 de julho de 2011 foi realizada no Centro de Convivência da 3ª Idade a VIII Conferencia Municipal de Assistência Social de Cruzeiro do Sul. Com o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, e valorizar seus trabalhadores, a Conferência teve como principal objetivo, elaborar propostas para a área de Assistência Social do município para os próximos anos.

A conferência começou as 13:30 com a composição da mesa de autoridades, contendo a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, o Prefeito Municipal e esposa, o Presidente da Câmara dos Vereadores e a representante dos usuários da Assistência social.

O Prefeito Ailton Buso de Araújo falou sobre a importância da Assistência Social como política pública e como direito do cidadão e a importância da população deixar de ver a Assistência Social como favor ou moeda de troca para votos. Ele ainda destacou os programas sociais que existem no município, como os cursos de informática, violão e pintura que conta com mais de 150 crianças matriculadas, o Projovem que tem 25 adolescentes de 15 a 17 anos fazendo trabalhos socioeducativos, os trabalhos são desenvolvidos em parceria com o Departamento de Esporte e da Cultura. Além dos programas federais e estaduais como o Bolsa família, e o Leite das crianças que juntos atendem mais de 500 famílias.

Após a fala das autoridades e a leitura e aprovação do regimento interno foram apresentados os novos representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, organizado da seguinte maneira:

Representantes das Entidades Governamentais:
Departamento Municipal de Assistência Social
Titular: Hugo Leonardo de Souza
Suplente: Leonardo Piffer Breschiliare

Departamento Municipal de Saúde
Titular: Simoni Ferreira da Silva
Suplente: Aparecido de Souza

Departamento Municipal de Educação
Titular: Thais Pericelli
Suplente: Márcia Maria Reggiani

Representantes das Entidades Não Governamentais:
Pastoral da Criança
Titular: Maria Aparecida Buso de Araújo
Suplente: Maria Aparecida Jesus da Silva

Sociedade São Vicente de Paulo
Titular: Luis Ribeiro
Suplente: Angélico Ferreira Coelho

APMI
Titular: Ivanilde Aparecida de Alencar
Suplente : Karina Eto

Diretoria Executiva
Presidente : Maria Aparecida Buso de Araújo
Vice – Presidente : Ivanilde Aparecida de Alencar
1º Tesoureiro : Leonardo Piffer Breschiliare
2ª Tesoureira : Simoni Ferreira da Silva
1ª Secretária: Thais Pericelli
2º Secretário: Hugo Leonardo de Souza


Em seguida o Assistente Social Douglas Josimar Aguilar realizou palestra com o tema: Consolidar o Suas e Valorizar seus trabalhadores. Em seguida foram realizados os grupos temáticos para a elaboração de propostas da área de Assistência Social para os próximos anos. As propostas aprovadas foram:

Grupo 1 – Adequação com ampliação das equipes de trabalho, órgão gestor e todos os serviços, para o cumprimento da NOB/RH, com garantia de diretoria técnica, equipe de planejamento e de execução; Intensificação das políticas de capacitação, (realização e/ou financiamento) das equipes de trabalho do SUAS por completo em todos os níveis de atuação dos profissionais e de entidades socioassistenciais, de forma continuada e modular; Formação, criação e manutenção de rede socioassistencial e serviços especializados efetivos (abrigos, asilos, casa lar, CAPS, CREAS) regionais.

Grupo 2 – Realizar concurso publico para todas as áreas da assistência social, inclusive professores e pedagogos para a ampliação das oficinas à todas as idades, inclusive adultos e idosos; Implantação de um CAPS e um CREAS regional em forma de consórcio; e contratação de empresa especializada para realizar um diagnóstico social no município.

Grupo 3 – Divulgar a importância das conferências e dos conselhos para que a população participe de forma efetiva dos mesmos; divulgar os resultados das reuniões do conselho e das deliberações da conferencia para a população acompanhar o que foi feito; atender todas as crianças nos programas municipais, sem distinção de renda.

Grupo 4 – Construir uma horta comunitária em cada bairro do município, fortalecendo a comunidade; ampliar a distribuição de alimentos do compra direta destinados à APMI para as famílias que recebem cesta, dando prioridade para as acamadas e desnutridas; fazer programas e campanhas de reeducação alimentar e a importância de uma alimentação correta.

Finalmente, foram eleitos os Delegados para representar o município de Cruzeiro do Sul na Conferencia Regional de Assistência Social em Paranavaí, sendo eles: Hugo Leonardo de Souza e Tais Periceli como titulares e Leonardo Piffer Breschiliare e Eliana Aparecida de Oliveira Araújo como suplentes representando os órgãos Governamentais, e Denilson Alves da Silva e Marinalva Teixeira Chaves como titulares e Maria Aparecida Buso de Araújo e Terezinha Pereira Soares como Suplentes representando os órgãos não governamentais e os usuários.


Agradecemos a todas as pessoas que participaram do evento levando as propostas e suas criticas, pois temos a certeza de que com a participação da comunidade poderemos construir uma Cruzeiro do Sul para Todos!!!