CRUZEIRO DO SUL REALIZA CONFERÊNCIA
MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

O Conselho Municipal de Assistência Social de Cruzeiro do Sul juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram no dia 17 de Julho a IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL, com o tema: “A Gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”.

Cerca de 120 pessoas se reuniram no Centro de Convivência da Terceira Idade de Cruzeiro do Sul para debater as problemáticas da Assistência Social do nosso município. Diversas autoridades também prestigiaram o evento, como secretários de governo, os Vereadores Vanderlei Aparecido Vicente, presidente da Casa Legislativa e Arlete Aparecida Corniani da Silva, e também representantes das entidades e das igrejas.

Na abertura o Excelentíssimo Prefeito Ademir Mulon falou sobre os avanços na Assistência Social nos últimos anos e fez uma breve comparação de quando ele foi prefeito nos anos 90 onde este campo era desenvolvido ainda com um certo amadorismo e hoje a politica está estruturada com profissionais dedicados que fazem o melhor para tirar as famílias dessa situação de vulnerabilidade social.

Ao final da fala das autoridades deu-se inicio a palestra do representante da Secretaria do Estado da Família, Pedro Braga Carneiro, Psicólogo, Coordenador da Gestão do SUAS da Secretaria em Curitiba. Nesta palestra, Pedro mostrou um mapa da gestão do SUAS em nosso município bem como os avanços e os pontos fracos de nossa Assistência Social.

Ao final da palestra os participantes reuniram-se em seis grupos para definir propostas a serem executadas nos próximos anos em Cruzeiro do Sul. Dentre as propostas referendadas destacam-se: Viabilizar o funcionamento efetivo do Fundo Municipal de Assistência Social; Implantar um local para o atendimento de usuários de drogas e intensificar e ampliar programas de prevenção contra as drogas , em parceria com 5 municípios da Comarca ; Desenvolver Projeto de Horta Comunitária para os usuários do CRAS, onde cada família tenha sua contribuição de trabalho voluntário ,tendo apoio do CRAS nas despesas de construção e manutenção ; Funcionamento efetivo do CMAS, no sentido de assumir seu papel, de fiscalizador e deliberador; Realizar visitas domiciliares periódicas, não só quando for solicitados; Contratação de 02 Psicólogos , um para o CRAS e outro para o órgão gestor da Assistência Social; Definir de maneira legal ,o percentual de5% do orçamento geral do Município para o Fundo Municipal de Assistência Social;

Por fim, tendo as propostas referendadas, foram eleitos os delegados para representar Cruzeiro do Sul na Conferencia Regional em Paranavaí no dia 26 de Setembro, e na Conferência Estadual dias 16, 17 e 18 de Outubro em Curitiba.