OBRA DA BIBLIOTECA CIDADÃ É FINALIZADA

 

 

Foi concluída em Cruzeiro do Sul a obra da Biblioteca Cidadã. A obra foi realizada com parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado do Paraná através das secretarias de Cultura, Obras, Assuntos Estratégicos e a Celepar. O Município disponibilizou o terreno e a obra foi licitada e executada pelo Governo do Estado.

O programa "Biblioteca Cidadã" foi criado em 2004 pelo Governo do Paraná e é o maior projeto de construção de bibliotecas públicas já realizado no Brasil. No local será disponibilizado equipamentos culturais afim de democratizar o conhecimento. O acervo inicial, com cerca de 2 mil obras, reúne os principais nomes da literatura nacional e estrangeira. O espaço de 180 metros quadrados tem também um telecentro, com cinco computadores e acesso à internet. Assim será oferecido todo o material necessário para que a população jovem e adulta possa ter contato com o mundo, com todo o conhecimento que existe.

A obra custou R$ 206.577,23 e teve seu início no ano de 2010. O orçamento previsto para a biblioteca completa (edificação, acervo, equipamento e treinamento de pessoal) é de R$ 312.000,00.

Segundo o Prefeito Ailton Buso, em poucos dias a biblioteca estará disponível para a sociedade cruzeirense, a qual contará com profissionais e material necessário para o atendimento aos jovens e adultos. Disse ainda que muitos dos seus equipamentos internos estão sendo licitados pelo Governo do Estado e serão instalados juntamente com outros equipamentos disponibilizados pela Prefeitura Municipal.