CRUZEIRO DO SUL SEDIA O
I ENCONTRO REGIONAL DO PROJETO ARENITO CAIUÁ

A mesa foi composta pelo Prefeito Municipal Ailton Buso de Araújo, Vice-Prefeito Valdemar Salvadego, Presidente da Câmara Vereador Vanderlei Aparecido Vicente, Deputado Federal Zeca Dirceu, Deputado Estadual Elton Welter, Gerente da agência do Banco do Brasil de Paranacity Zeno, Gerente de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil Márcio Alexandre Rockenback, Superintendente Regional do Banco do Brasil de Curitiba Joarez Ângelo Cislesqui.


Cruzeiro do Sul recebe autoridades e população em geral para o I Encontro Regional do Projeto Arenito Caiuá. O cerimonial foi conduzido pelo Diretor Muncipal de Saúde Valmir Luchetti, que agradeceu a todos pela participação no evento e registrou a presença também dos Vereadores de cruzeiro do Sul Celso Alves Figueiredo, Carlos Faustino dos Santos, Valdecir Raimundo, Roberto Aparecido de Souza Molina e Milton Aparecido Andrade Fonseca, dos Prefeitos de Jardim Olinda Juraci Paes; de Santo Inácio João Venceslau; de Paranacity Mário Shideo Yamamoto;Vereador e presidente da Câmara de Santo Inácio Antônio Evaristo Santos; Vereador de Jardim Olinda Jalmir Soares; Presidente do Sindicato de Paranacity; Diretor Agricultura Paranacity; Representante da SEAB Paranavaí e Técnicos da Emater local e regional.

Oarenito Caiuá, um tipo de solo caracteristicamente pobre em fertilidade, corresponde a pelo menos sete milhões de hectares em regiões como o noroeste do Paraná, leste do Mato Grosso do Sul e sudoeste Paulista.

A região do Arenito Caiuá, que compreende 100 municípios, no Noroeste do Estado, por causa do solo bastante arenoso, até há pouco tempo era considerado impróprio para o cultivo de soja, milho e outras culturas. Haviam apenas pastagens que, na maioria das vezes, encontravam-se degradadas. Com a implantação do Projeto Arenito Nova Fronteira, a partir do Município de Umuarama, na safra de 1996/1997, passou-se a fazer a integração lavoura-pecuária.


Resultados iniciais de cultivos desenvolvidos em pleno arenito Caiuá, seguindo as orientações técnicas, de órgãos como o IAPÁR, por exemplo, apontam para níveis de produtividade surpreendentes, fazendo com que pólos pecuários como Umuarama e Paranavaí, abrissem espaço para verdejantes e produtivas áreas de grãos, como o milho e soja principalmente, implementadas por arrendatários em sistema de reforma de pastos.

Desse modo, com o trabalho árduo do Deputado Federal Zeca Dirceu, apoio da Ministra Gleisi Hoffman e dos deputados aliados na Assembléia Legislativa do Paraná, foi lançado o projeto Arenito Caiuá, no final de maio na cidade de Paranavaí que oferece linhas de crédito diferenciadas para produtores rurais de mais de 100 municípios do Noroeste, onde, nos próximos cinco anos, serão disponibilizados R$ 2,5 bilhões para apoiar os produtores desta região, cujas linhas de crédito serão lastreadas pelo Banco do Brasil.


Assim sendo, é com esse espírito de empreendedorismo e entusiasmo que foi realizado esse encontro regional em Cruzeiro do Sul, com apoio do poder Executivo e Legislativo, onde foi debatido o Projeto Arenito Caiuá em todas as suas dimensões.